Ônibus

BYD fornecerá 64 ônibus elétricos para Medellín

Medellín deve receber 64 novos ônibus elétricos da empresa Chinesa BYD, sendo a maior frota de e-bus na Colômbia e a segunda maior da América Latina. A aquisição se deu por meio de uma concorrência pública após a chinesa vencer outros três fabricantes.

Os veículos terão 12,5 metros e serão entregues na segunda metade de 2019. O prefeito da cidade, Federico Gutiérrez, disse que o pedido da BYD era parte da contribuição de Medellín para a rede de megacidades do mundo conhecida como C40 para combater as mudanças climáticas.

Os ônibus começam a rodar em agosto, e cada unidade precisa de menos de duas horas de recarga diária para operação em 300 quilômetros de vias, transportando até 80 passageiros. Pontos de carregamento serão instalados em diferentes áreas da cidade.

A Metroplús comprou o primeiro ônibus BYD K11 articulado elétrico de 18 metros da cidade já em 2017. O veículo articulado conseguiu excelentes resultados durante suas operações desde então, cobrindo mais de 50.000 km nos primeiros nove meses.

Além disso, demonstrou uma economia de 60% nos custos, bem como uma economia de 75% na manutenção em comparação com um ônibus articulado padrão movido a diesel.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus