Operadores de bondes britânicos anunciaram que devem implantar sistemas de frenagem automático. Segundo informações do site Metro Report International, empresas vem trabalhando com a UK Tram para avaliar se uma tecnologia similar seria adequada para uso no metrô, além de outras redes do país.
No dia 14 de janeiro, a Transport for London, o órgão responsável do governo local na maioria dos sistemas de transporte na Grande Londres, na Inglaterra, confirmou que havia concedido ao Engineering Support Group Ltd um contrato para fornecer e instalar um sistema de freios automáticos de Prevenção Física de Excesso de Velocidade, para a rede de Veículos Leves Sobe Trilhos – VLT na região central de Croydon.
A tecnologia deve estar em operação até o final do ano, e o sistema freia o veículo automaticamente se exceder o limite de velocidade em locais designados.
A viabilidade de introduzir tal sistema foi pensada após o descarrilamento ocorrido em novembro de 2016, quando um bonde viajando a 73 km/h em uma curva acentuada, com uma restrição de velocidade de 20 km/h, saiu dos trilhos, deixando sete passageiros mortos.