Trens Urbanos

Trem do Corcovado inicia renovação de frota

No Rio de Janeiro, o tradicional Trem do Corcovado receberá novos trens fabricados pela Stadler na Suíça, mesma fabricante das locomotivas cremalheira que operam em Paranapiacaba, São Paulo.

A indústria, especializada na construção de trens regionais e bondes (inclusive com sistema cremalheira), foi contratada pela operadora do trem, a Esfeco, que possui a concessão da ferrovia até 2034 para cuidar da substituição dos antigos bondes, que operam desde 1979.

A Ferrovia que opera desde 1884, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II, serviu de acesso para os materiais da construção do Cristo Redentor. Seus primeiros trens foram movidos a vapor e os primeiros trens elétricos do brasil, serviram à ferrovia, que tem aproximadamente 4 km de extensão. Ela já transportou autoridades e personalidades das mais diversas esferas, como o Papa João Paulo II, Princesa Diana e até Albert Einstein.

Com os novos trens, o sistema que tem a atual capacidade de 300 passageiros por hora em cada sentido, dobrará para 600 pessoas, além de também unir a acessibilidade universal e algumas inovações, como teto solar, espaço dedicado para bicicletas e também, cadeirantes. Segundo o Presidente da Esfeco, foram “oito anos de negociação e um investimento de 150 milhões” para que a aquisição de novos trens fosse possível.

Fotos da construção dos novos trens, publicada no perfil do Facebook do Presidente da Ferrovia, Sávio Neves.

Frente do novo bonde, por Sávio Neves.

 

 

 

 

 

 

Lateral e entre-carros, por Sávio Neves.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dois carros que formam a composição, por Sávio Neves.

Sobre o autor do post

Rodrigo Lopes

Paulistano, formado em Logística e graduando de Tecnologia em Transporte Terrestre, sempre gostou de transportes e tudo o que envolve a mobilidade, transportes e planejamento urbano. Participa de projetos relacionados a preservação ferroviária, transporte não poluente e gestão pública. Criador do Boletim do Transporte em 2011, desde Abril de 2018, colabora com o Via Trólebus.

Via Trolebus