Suíços planejam a operação de uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT totalmente automatizada. A ferrovia com 13,1 km de extensão localizada no noroeste da Suíça entre Liestal, sudeste de Basiléia, até Waldenburg, foi inaugurada em 1880.
O governo local revitaliza o eixo de transporte, com a compra de novos trens e mudanças na bitola dos trilhos. A Stadler fornecerá 10 composições com entrega prevista entre abril de 2019 e o final de 2021, com a frota entrando em serviço comercial em dezembro de 2022. O sistema de sinalização será renovado.
A operadora Baselland Transport (BLT) planeja introduzir a Operação Automática de Trem (ATO) na linha que começa com o Grau de Automação 2 (GoA2) a partir de 2022, migrando para GoA3 a partir de 2027 e GoA4 (operação sem motorista) a partir de 2032.
Um estudo de viabilidade sobre a automação da linha foi realizado pela com base nos quatro níveis de níveis de automação estabelecidos pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP).