Suíços estudam Linha de VLT automatizada

Bilder Waldenburgerbahn für Combo am Freitag, 05. Oktober 2018 in Waldenburg. © Photo Dominik Plüss

Suíços planejam a operação de uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT totalmente automatizada. A ferrovia com 13,1 km de extensão localizada no noroeste da Suíça entre Liestal, sudeste de Basiléia, até Waldenburg, foi inaugurada em 1880.

O governo local revitaliza o eixo de transporte, com a compra de novos trens e mudanças na bitola dos trilhos. A Stadler fornecerá 10 composições com entrega prevista entre abril de 2019 e o final de 2021, com a frota entrando em serviço comercial em dezembro de 2022. O sistema de sinalização será renovado.

A operadora Baselland Transport (BLT) planeja introduzir a Operação Automática de Trem (ATO) na linha que começa com o Grau de Automação 2 (GoA2) a partir de 2022, migrando para GoA3 a partir de 2027 e GoA4 (operação sem motorista) a partir de 2032.

Um estudo de viabilidade sobre a automação da linha foi realizado pela com base nos quatro níveis de níveis de automação estabelecidos pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP).

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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