Foto: Renato Lobo
Mobilidade Urbana

Em 10 anos, ônibus perde passageiros. Metrô e CPTM ganham novos usuários

O número de viagens feitas no sistema metroferroviário de São Paulo, que englobam Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM cresceu nos últimos 10 anos. Enquanto isso, a quantidade de viagens em ônibus na região metropolitana caiu.

É o que revela dados da pesquisa Origem Destino, onde o uso dos ônibus como principal meio de transporte caiu 5% no período. Já a adesão ao Metrô subiu 53% e pela CPTM, 55%.

Variação 2007-2017

– Ônibus: de 9 milhões de deslocamentos por dia para 8,6 milhões;
– Metrô: de 2,2 milhões de deslocamentos por dia para 3,4 milhões;
– CPTM: de 0,8 milhões de deslocamentos por dia para 1,3 mihões;

Um dos fatores para o aumento no uso do transporte sobre trilhos é a respeito do aumento na malha, tanto do Metrô quanto da CPTM.

Outro dado importante é a respeito do uso dos transporte por aplicativos, de cerca de 100 mil viagens por dia em 2007 para 500 mil viagens por dia em 2017.

Uso do transporte coletivo lidera

O meio coletivo de transporte ainda é o mais usado na Região Metropolitana de São Paulo. Do modo motorizado, 15,3 milhões foram feitas no transporte coletivo, e 12,9 milhões por veículos particulares.

Diminuição do tempo de deslocamento

O tempo médio de viagem diminuiu em todos os meios de transportes, sendo que o coletivo caiu de 67 para 60 minutos, o individual de 31 para 26 minutos, a pé de 16 para 12 e de bicicleta de 26 para 23 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus