Shenzhen, uma das maiores e mais importantes cidades da China, agora conta com sua frota de ônibus 100% elétrica. E não são poucos veículos. A região conta com 16.000 unidades que servem passageiros da megalópole em rápido crescimento. Em breve, todos os 13.000 táxis também serão elétricos.
“Descobrimos que os ônibus são tão silenciosos que as pessoas podem não ouvi-los”, diz Joseph Ma, vice-gerente geral do Shenzhen Bus Group ao jornal The Guardian. A Shenzhen é a maior das três principais empresas de ônibus da cidade.“Na verdade, recebemos pedidos para adicionar algum ruído artificial aos ônibus para que as pessoas possam ouvi-los. Estamos considerando isso.”, afirma.
A operadora estima que conseguiu poupar 160.000 toneladas de carvão por ano e reduzir as emissões anuais de CO2 em 440.000 toneladas. Sua conta de combustível caiu pela metade.
A cidade conseguiu o feito graças a generosos subsídios do governo central. “Normalmente, mais da metade do custo do ônibus é subsidiado pelo governo”, diz Joseph Ma. “Em termos de operação, há outro subsídio: se administrarmos nossos ônibus por uma distância de mais de 60.000 km, receberemos pouco menos de 500.000 yuan [58.000 libras] do governo local”. Esse subsídio é direcionado para reduzir o custo das passagens de ônibus. “O governo olha para o transporte público muito como bem-estar social”.