Trem de Carga

Uruguai terá nova ferrovia de trens cargueiros com 273 km de extensão

O Uruguai deve construir uma nova ferrovia com 273 km que conecta o porto de Montevidéu com Paso de los Toros, no departamento de Durazno, onde a produtora finlandesa UPM planeja investir o equivalente a quase R$ 9 bilhões em uma nova fábrica de celulose, com capacidade de processar 2 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Faz parte do investimento a compra de trens cargueiros.

O consórcio Vía Central de Saceem do Peru, Sacyr da Espanha, Berkel do Uruguai e NGE da França foi selecionado para tocar a obra.

Houve queixas na justiça por parte de empresas que participaram da concorrência, mas que posteriormente foi rejeitada pelo Tribunal de Contas, abrindo caminho para que o Ministério dos Transportes e Obras Públicas finalize o contrato de construção.

A ferrovia será de via dupla nos primeiros 26 km de Montevidéu e, em seguida, em pista única. É projetada para receber trens com velocidade máxima de 80 km/h.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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