Uma volta no último trem reformado do Metrô de São Paulo

No dia 3 de novembro, o Metrô de São Paulo chamou uma galera que gosta de trem para dar a primeira volta na composição J35. O Via Trolebus deu uma volta no trem, e conversou com um povo entendido no assunto:

Este trem, assim como os outros 97 reformados ganhou ar-refrigerado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual, entre outros componentes que modernizaram a composição.

A modernização teve início em 2009, ao custo de R$ 1,75 bilhão, e tinha a previsão de terminar em 2014.

O J35 operava antigamente como A35. Os trens da frota A foram fabricados entre os anos de 1972 e 1976, na fábrica da Mafersa, localizada no bairro da Lapa, sob licença da The Budd Company. Entraram em operação a partir de 1974, mesmo ano em que foi inaugurado o Metrô de São Paulo.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.