Ônibus Tecnologia

Transporte por aplicativos tira 5% de usuários nos ônibus, diz entidade

Com a popularização de transportes por aplicativos, como o Uber, 99 e Cabify, muitos usuários passaram a usar a modalidade em seus deslocamentos, principalmente pelo preço acessível. Mas, empresas de ônibus afirmam que o transporte vem tirando passageiros das linhas regulares.

Segundo NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, as viações já perderam 5% dos usuários para os aplicativos.

Em carta aberta aos prefeitos, a associação pede que protejam o transporte coletivo do que chama de “concorrência desleal” em serviços compartilhados, como o Uber Juntos e o Pool +, da 99.

De acordo com o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, este novo tipo de serviço é uma concorrência “predatória”. O setor já acumula perda de 25% dos passageiros de 2014 a 2017.

Já as empresas de transporte por aplicativo dizem que os serviços compartilhados tiram carros das ruas, ajudando na mobilidade urbana das cidades.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus