Mobilidade Urbana

Poluição do ar mata 600 mil crianças no mundo por ano

Cerca de 600 mil crianças morrem todos os anos no mundo por conta da poluição do ar. No Brasil, este número é de 633 crianças menores de 5 anos, que morrem a cada 12 meses vítimas de complicações relacionadas à poluição. As informações sobre as mortes são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado recentemente.

O ar poluído é resultado, sobretudo, da queima de combustíveis como carvão mineral e derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, cuja queima lança na atmosfera um alto nível de monóxido e dióxido de carbono.

O cenário mostra a impotência do investimentos em sistemas de transporte coletivo, sobretudo não poluentes, em detrimento do transporte individual, além de políticas públicas que incentivem o transporte ativo, como a bicicleta e a caminhada.

“O ar poluído está envenenando milhões de crianças e arruinando suas vidas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado. Grandes partes da Ásia, África e América Latina estão entre os mais afetados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus