Monotrilho

Metrô simula operação do monotrilho da Linha 15 em horário estendido

Foto: Sergio Mazzi | Atualizado às 18h50

Com expectativa de operação comercial e extensão no horário de funcionamento para o próximo sábado (1º) no trecho entre Oratório e Vila União, os trens do monotrilho da Linha 15-Prata já operam sem passageiros entre o trecho de Vila Prudente e Vila União, em uma faixa de horário diferente do que é feita na operação assistida.

Antes disso, um trem operava entre Vila Prudente e Oratório e entre 9h da manhã e 16h, e outra composição entre Oratório e Vila União. Testes foram vistos por volta das 7h da manhã desta quinta-feira, 29 de novembro, onde os mesmos trens operavam entre Vila União e Vila Prudente.

Redução no intervalo

Uma novidade foi a redução do intervalo. Antes o monotrilho tinha intervalo em torno de 10 a 15 minutos. Já hoje, o tempo de espera era de 3 minutos, uma vez que os monotrilhos operavam em carrossel.

A velocidade das composições, no entanto, não aumentou por enquanto como era esperado. Os trens mantiveram em torno de 50 km/h. Mas, com mais trens em operação, o deslocamento entre Oratório e Vila Prudente era mais rápido do que havia sendo praticado.

Extensão de operação

O Metrô conformou que o horário de operação no trecho entre Oratório e Vila União será estendido para as 6h às 20h, com cobrança de tarifa. A operação comercial será de segunda a domingo, e gradativamente o horário será ampliado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus