Foto: Sergio Mazzi | Atualizado às 18h50
Com expectativa de operação comercial e extensão no horário de funcionamento para o próximo sábado (1º) no trecho entre Oratório e Vila União, os trens do monotrilho da Linha 15-Prata já operam sem passageiros entre o trecho de Vila Prudente e Vila União, em uma faixa de horário diferente do que é feita na operação assistida.
Antes disso, um trem operava entre Vila Prudente e Oratório e entre 9h da manhã e 16h, e outra composição entre Oratório e Vila União. Testes foram vistos por volta das 7h da manhã desta quinta-feira, 29 de novembro, onde os mesmos trens operavam entre Vila União e Vila Prudente.
Redução no intervalo
Uma novidade foi a redução do intervalo. Antes o monotrilho tinha intervalo em torno de 10 a 15 minutos. Já hoje, o tempo de espera era de 3 minutos, uma vez que os monotrilhos operavam em carrossel.
A velocidade das composições, no entanto, não aumentou por enquanto como era esperado. Os trens mantiveram em torno de 50 km/h. Mas, com mais trens em operação, o deslocamento entre Oratório e Vila Prudente era mais rápido do que havia sendo praticado.
Extensão de operação
O Metrô conformou que o horário de operação no trecho entre Oratório e Vila União será estendido para as 6h às 20h, com cobrança de tarifa. A operação comercial será de segunda a domingo, e gradativamente o horário será ampliado.