Em outubro de 1998, o ultimo trem partiu da estação Barra Funda em São Paulo rumo à estação Barão de Mauá no rio de Janeiro. Você já imaginou poder ir de trem de São Paulo até o Rio de Janeiro? Sim, no século passado isso era possível.
Confira o nono vídeo do canal do Via Trolebus, no YouTube:
Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha do Brás, até a a Penha.
Já em 1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial,
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil,
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, com a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente.
Em 1991, o serviço que fazia a ligação Rio – São Paulo, fez sua última viagem, após mais de 40 anos de operação, sendo retomado em 1994.
Após alguns anos de funcionamento, o Consórcio Trem de Prata desistiu da operação comercial do trem, devido aos constantes atrasos provocados pela má conservação da via, além da concorrência com a Ponte aérea Rio-São Paulo (que se popularizou nessa época com a queda dos preços das passagens), além do fim da Rede Ferroviária Federal, quando a malha ferroviária entre Rio e São Paulo foi concedida a iniciativa privada.
Na década passada, o governo federal chegou a cogitar a ligação entre as duas cidades por meio de um trem de alta velocidade.