Como parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, a operadora estatal Qatar Railways concedeu à Kinki Sharyo, uma fabricante japonesa de veículos ferroviários com sede em Osaka, um contrato para fornecer mais 35 trens sem condutor de três carros para o projeto do metrô de Doha. A rede passará a contar com uma frota de 110 composições.
Os veículos adicionais foram encomendados para aumentar a capacidade do metrô, especialmente quando o Qatar receber o evento esportivo, que deve atrair mais de um milhão de visitantes.
A Qatar Rail também assinou um acordo de cooperação com a empresa de táxi Mowasalat, para oferecer transporte com desconto para os passageiros do metrô.
“Isso encorajará moradores e visitantes a usar o transporte público mesmo sob condições climáticas severas, já que o táxi Karwa pode levar o cliente à estação de metrô de Doha”, disse Khaled Kafoud, gerente de relações governamentais da Mowaslat.
As medidas são executadas para que se mude a cultura de dependência do uso de carros particulares e contribua para reduzir o congestionamento nas ruas da capital do Qatar.