Monotrilho

Prefeitos do ABC querem compromisso do futuro governador para a Linha 18

Sem previsão de início das obras do monotrilho da Linha 18-Bronze, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC entregam uma carta-compromisso aos candidatos ao governo do Estado de São Paulo, para que se comprometam a tocar as construções.

“Como não existe mais nenhum empecilho e o contrato está feito, depende apenas de recurso, que naturalmente tem que ser direcionado por uma vontade política”, afirma o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

A linha 18 terá aproximadamente 15 km de extensão e 13 estações, transportando cerca de 314 mil passageiros por dia e ligará as estações Tamanduateí e Djalma Dutra. O governo estadual já estabeleceu uma Parceria Público Privado – PPP com o consórcio VemABC , e a concessionária será responsável pela construção e operação do monotrilho que atenderá a população de São Paulo, São Caetano, São Bernardo e Santo André.

De acordo com Orlando, o texto já foi elaborado em várias mãos. “Esse é um tema importante, onde a gente condiciona prazo para o início da obra, porque simplesmente falar que vão fazer não basta. Nós devemos uma satisfação para a sociedade e como não tem nenhum processo licitatório, não tem nenhum impedimento, depende de aporte financeiro para o início das obras”, afirma o prefeito de São Bernardo.

Na avaliação do presidente do consórcio, falta de repasses do governo federal, contribuíram para o atraso nas obras. “A maior parte do recurso viria do governo federal via BNDES e Orçamento Geral da União. Com a crise, a Dilma recolheu o orçamento e o BNDES não financiou o consórcio de onde viria o aporte”, disse Morando.

As desapropriações, no entanto, ficam a cargo do governo estadual, que não conseguiu financiamento. Os prefeitos ainda devem procurar os candidatos à presidência da república sobre o projeto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus