CPTM

Linha 13-Jade da CPTM na Mooca?

Você sabia que um dia a Linha 13-Jade da CPTM pode chegar a Mooca. Quando? Só Deus sabe. Enquanto isso, acompanhe o quarto vídeo do Canal Via Trolebus no YouTube sobre o histórico da linha, e as projeções de futuros trechos:

YouTube video

A linha 13-Jade foi inaugurada dia 31 de março de 2018, mas era idealizada desde os anos 2000. Inicialmente eram previstos dois atendimentos: Um trem parador entre a estação Engenheiro Goulart até Cecap, e um outro serviço expresso, que era denominado linha 14-ônix, entre o Brás e o Aeroporto. Mas o governo estadual abandonou o Expresso Aeroporto, alegando falta de interesse da iniciativa privada.

As obras começariam apenas em 2013, e neste ano foram entregues.

Muita gente não gostou que a estação final, a Aeroporto Guarulhos ficou distante dos terminais do aeroporto. O passageiro que decide ir de trem, precisa ainda pegar um ônibus para chegar aos terminais de embarque.

O motivo foi a falta de entendimento entre a concessionária que administra o aeroporto e o governo federal na construção da estação próxima aos terminais. A empresa que administra o aeroporto afirma que fará um centro comercial e que o fato está no contrato de concessão.

Esta semana , a CPTM iniciou um serviço direto entre guarulhos até a estação Brás, mas somente em alguns horários. O atendimento pode ser feito em 30 minutos.

Outra serviço disponível, será um trem expresso entre a Luz e o Aeroporto, sem parar nas estações, mas com uma tarifa diferenciada.

No ano que vem, a CPTM deve receber novos trens para Linha 13, que terão até bagageiro.

Agora, falando da rede futura, a Linha 13-Jade pode um dia chegar até o bairro da Mooca. De tempos e tempos vaza algum mapa de projeções futuras, o que acaba aguçando a curiosidade de todo mundo que acompanha o tema.

Mas é importante dizer que se tratam de projeções, e que isso pode mudar de acordo com os estudos feitos pelas empresas de transporte.

Um dos cenários aponta a chegada da linha 13 até o uma futura estação chamada parque da Mooca, o que conectaria com a linha 10´-turquesa.

Segundo o site Metrô/CPTM, há quem diga que a linha um dia poderia ser estendida até a Chácara Klabin.

Na outra ponta, em Guarulhos, existem estudos que levam a linha para Bonsucesso e Pimentas, passando por São João.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus