O passageiro que usa os trens da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e precisa chegar ao aeroporto de Guarulhos, deve desembarcar da estação e ainda usar um ônibus circular, para então chegar aos terminais de embarque.
De acordo com o secretários estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pellisioni, durante coletiva de imprensa de inauguração do serviço Airport Express, com trens diretos da Luz a Guarulhos, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, não cumpriu a promessa de disponibilizar um meio de transporte entre o trem e os terminais. Inicialmente o projeto era de que a própria CPTM chegasse nas proximidades dos terminais 2 e 3.
Leia também: Testamos o Trem Expresso da CPTM, da Luz ao Aeroporto de Guarulhos
“O Governo de São Paulo tinha a proposta de chegar mais próximos dos terminais 2 e 3…a área posterior a estação aeroporto, é uma aérea pertencente a união, que pertence a concessionária Gru Airport”, disse o secretário. A concessionária alegou que faria um centro comercial e um shopping center.
Segundo ainda o titular da pasta, a empresa construiria um people mover, com cerca de 2,8 km de extensão, mas em 2015, por causa da crise econômica, o meio de transporte foi descartado. “Temos uma ata de reunião que eles se comprometem em faze-lo.”. Clodoaldo afirma que espera que a próxima gestão federal possa dar solução para o problema.