A Texas Central escolheu a Renfe, uma operadora espanhola, para operar serviços na Texas Central Railway, também conhecida como “o Trem-bala do Texas”.
Serão fornecidos assessoria técnica sobre o projeto que ajudarão no desenvolvimento de planos de operação e manutenção para preparar a linha de alta velocidade.
O operador também irá operar os trens; manter componentes do sistema, além de supervisionar a emissão de bilhetes e outros serviços.
“A Renfe estabeleceu uma reputação de excelência em operações ferroviárias na Espanha e em todo o mundo, e nós os recebemos a bordo. Ter a operadora, o projeto e as equipes de tecnologia integradas, garantirão que todos os aspectos da ferrovia sejam integrados e eficientes. A combinação desses especialistas globais de primeira classe estabelece a base para a nova indústria criadora de empregos que estamos trazendo para o Texas.”, disse o CEO da Texas Central, Carlos Aguilar.
Já o presidente da Renfe, Isaías Táboas, disse que o anúncio foi “uma notícia extraordinária” para os texanos e para a indústria ferroviária espanhola e acrescentou: “O Texas Central representa um grande projeto de trem de alta velocidade em um país com alto potencial de crescimento, para o qual a experiência espanhola será de grande ajuda. Tanto a Renfe Operadora quanto a Adif acumularam anos e milhas de desenvolvimento ferroviário de alta velocidade com equipes profissionais, ampla experiência e conhecimento especializado. Estamos comprometidos com o sucesso do Texas Central na melhoria da mobilidade dos texanos e outros nos EUA”.
A nova ferrovia ligará o norte do Texas a Houston em 90 minutos, com uma parada no Vale do Brazos. O projeto de propriedade do investidor não está recebendo doações federais ou estaduais e espera criar 10 mil empregos diretos durante a construção.