CPTM Trem de Carga

CPTM poderia aumentar capacidade se não disputasse vias com trens cargueiros

A operação em linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é prejudicada por um outro serviço, que também é importante para a população: os trens cargueiros.

Um levantamento feito pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, aponta que a circulação ficou prejudicada por conta do compartilhamento de vias nas linhas 7, 10, 11 e 12, da companhia. Os dados apontam que a CPTM poderia aumentar em até 20 mil lugares por hora em cada sentido dessas linhas se não houvesse as interferências.

Quase 4 milhões de passageiros foram afetados em um ano, segundo o estudo. O levantamento faz parte de um projeto para a construção do Ferronel Norte, onde as obras ainda dependem de um projeto de elaboração, que deve ser finalizado este mês pela empresa de planejamento e logística do governo federal.

Os trens de carga só podem circular na malha operada pela CPTM nos horários fora de pico. A companhia acredita que a construção do ferroanel norte vai melhorar o intervalo entre as composições e também diminuir os gastos com manutenção dos trilhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus