A cidade de Belo Horizonte pretende dobrar a extensão das faixas exclusivas para ônibus da capital mineira. Um edital deve ser publicado este ano onde é previsto mais 80 quilômetros de vias para os coletivos. Além disso, outros 56 quilômetros de ciclovias devem ser construídos na cidade.
A capital conta com 45 quilômetros de faixas para ônibus. “Haverá essas faixas em vias do Barreiro, da Zona Sul, enfim, para onde a rede de transporte converge”, afirma a diretora de Planejamento e Informação da BHTrans, Elizabeth Gomes de Moura.
“A maior parte das pessoas estão se locomovendo pelo transporte público. Por isso, é importante priorizar o transporte coletivo para levar os passageiros em melhores condições e atrair quem usa o automóvel. Não vamos ampliar vias. Fazer viadutos e outras estruturas resolve pontualmente, mas os carros vão rápido só até o próximo semáforo. Precisamos propor medidas por meio das quais se consiga reduzir a necessidade do automóvel”, diz Elizabeth.
As medidas seguem diretriz da atual administração do prefeito Alexandre Kalil (PHS) apoiada em três pilares: melhoria do transporte coletivo, incentivo ao uso de bicicleta e a viagens a pé.