Foto: Samuel Tuzi
O Via Trolebus teve acesso a uma imagem que mostra um antigo ônibus elétrico articulado, reformado em suas cores originais: o trólebus 8000, que foi usado como protótipo em pelo menos dois planos de expansão do sistema trólebus.
O veiculo foi restaurado na garagem do Tatuapé, onde opera a Ambiental Transportes, junto com outro ônibus elétrico com a mesma carroceria, a Marcopolo Torino GV.
A historia do “8000” começa na década de 80, quando foi fabricado ainda na antiga carroceria Caio Amélia. Tratava-se de um dos protótipos do Plano Sistran, elaborado na década de 70, diante da crise do petróleo. Novos corredores seriam implantados prevendo 1280 trólebus, dos quais 450 articulados circulariam em vias exclusivas:
Mais tarde, na década de 90, com a operação privada dos ônibus elétricos, a antiga empresa Eletrobus reformou o “8000”, já com a carroceria Marcopolo, e o veículo acabou sendo usado para testes no projeto Fura Fila, que originou o BRT Expresso Tiradentes: