O sistema de trólebus da cidade Chilena de Valparaíso corre o risco de encerrar as atividades. Mas, o governo local chegou a um acordo com a empresa Trolebuses de Chile SA, que dará sobrevida ao meio de transporte por pelo menos cinco anos.
Em entrevista a uma rádio local, o prefeito de Valparaíso, Jorge Sharp, disse que a forma mais prática foi subsidiar a empresa através do Governo Regional, e o sistema receberia verbas diretas do Ministério dos Transportes.
De acordo com o prefeito, os proprietários dos trólebus tinham um forte déficit anual e o Governo Regional (GORE) começou a se reunir há três semanas com os envolvidos para garantir que o serviço continuasse a funcionar.
A administração local diz ainda que o subsídio cobriria o serviço básico com o compromisso de estender a rede de trólebus até a Avenida Pedro Montt. No entanto, as possibilidades de garantir a taxa para os idosos e as operações sete dias por semana terão de ser avaliadas de acordo com a capacidade de custo e investimento do Governo Regional.