Trens Regionais

França vai testar trens híbridos em rotas regionais

A França deve testar operação de rotas ferroviárias regionais servidos por trens híbridos em 2020. A SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das principais empresas públicas francesas, firmou parceria com a Alstom para produção dos trens

Denominado ‘TER Hybride’, o projeto introduzirá novas composições híbridas para as regiões francesa de Grand Est, Nouvelle-Aquitaine e Occitanie a partir do início da próxima década.

Mais de 16,6 milhões de euros estão sendo investidos pela fabricante e pelas administrações publicas em regiões do projeto.

A SNCF acredita que o novo conceito pode reduzir o consumo de energia em 20%, e ainda planeja introduzir o primeiro trem híbrido em serviço de passageiros em 2021. Se for bem sucedido, uma implantação completa será realizada em 2022.

Metade dos motores a diesel nos trens Régiolis bi-mode serão substitutivos por baterias de íons de lítio de alta capacidade, que podem armazenar energia recuperada da frenagem. Essa energia pode ser usada para alimentar o trem nas partidas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus