A França deve testar operação de rotas ferroviárias regionais servidos por trens híbridos em 2020. A SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das principais empresas públicas francesas, firmou parceria com a Alstom para produção dos trens
Denominado ‘TER Hybride’, o projeto introduzirá novas composições híbridas para as regiões francesa de Grand Est, Nouvelle-Aquitaine e Occitanie a partir do início da próxima década.
Mais de 16,6 milhões de euros estão sendo investidos pela fabricante e pelas administrações publicas em regiões do projeto.
A SNCF acredita que o novo conceito pode reduzir o consumo de energia em 20%, e ainda planeja introduzir o primeiro trem híbrido em serviço de passageiros em 2021. Se for bem sucedido, uma implantação completa será realizada em 2022.
Metade dos motores a diesel nos trens Régiolis bi-mode serão substitutivos por baterias de íons de lítio de alta capacidade, que podem armazenar energia recuperada da frenagem. Essa energia pode ser usada para alimentar o trem nas partidas.