O ex-prefeito de São Paulo, e candidato ao Governo Estadual, João Doria, disse que se eleito vai viabilizar um projeto de 350 km de rede metroviária nos próximos 20 anos.
“Esse é um planejamento como um todo, não um planejamento apenas para quatro anos. Nós temos que pensar o sistema metropolitano nos próximos 20 anos. Metrô é como aeroporto: é sempre uma visão de longo prazo, não uma visão de curto prazo”, disse Doria. As declarações foram feitas visita a uma empresa de ônibus na Zona Sul de São Paulo.
“Para que a população tenha essa perspectiva, já que a implantação do Metrô não é rápida. Ainda que se queira acelerar, ela exige obras de infraestrutura, obras de engenharia, o que leva tempo.”, afirmou o candidato.
O tucano defende a doação de Parcerias Público Privadas para acelerar as obras. “No regime de PPP (parceria público-privada), que é o melhor caminho, o caminho com menor custo para o estado, maior eficiência e maior velocidade de entrega das linhas para a população”, disse o ex-prefeito.
A cidade conta atualmente com 90 km de linhas de metrô, e outros 130 km de trens operados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.