VLT

Cidade Australiana estaria interessada em “trem sem trilhos”

A cidade australiana de Perth estaria interessada em implantar um sistema de bonde sem trilhos, de acordo com publicação do jornal The West Australian.

Uma equipe do Instituto de Política de Sustentabilidade da Curtin University, foi à China no mês passado para conhecer a tecnologia.

Eles avaliam que a solução poderia ser ideal para o crescimento da população urbana de Perth, porque é acessível, atraente para o desenvolvimento e pode ser construída com o mínimo de interrupção.

Um dos membros da comissão disse que o sistema combina os benefícios dos modos ferroviário, de ônibus e de trem leve. “Os chineses adotaram as inovações de seus trens de alta velocidade – a tranqüilidade, a estabilidade e a suavidade – e os aplicaram em um ônibus para criar um novo tipo de bonde”, disse o recém-anunciado Cientista do Ano da WA, o professor Peter Newman.

O sistema é avaliado por cerca de US $ 6 a 8 milhões por quilômetro, cerca de um décimo do custo de um sistema normal de trens leves, segundo a comitiva.

O bonde poderia ser elétrico e alimentado por baterias de íons de lítio que são recarregadas em cada estação em 30 segundos. Podem transportar entre 300 e 500 passageiros, dependendo do número de vagões, e viajar a até 70 km/h.

Trem ou biarticulado? ? #china #art #transporte #mobilidade #viatrolebus

Uma publicação compartilhada por Via Trolebus (@viatrolebus) em

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus