A administração pública de Salvador planeja sete corredores de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT até o ano de 2025. De acordo com o jornal Correio 24 horas, o primeiro eixo será ligação entre a Estação da Lapa e a região da rodoviária, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. Este trecho já está em fase inicial de implantação, entre o Parque da Cidade e a estação integrada com o metrô na área da rodoviária. O novo corredor deve atender a 340 mil pessoas diariamente.
Os próximos projetam contemplam as seguintes ligações: Paripe-Corsário (via Avenida 29 de Março); Lobato – Paripe – Pituaçu – Corsário – Calçada – Lobato (circular via Avenida Gal Costa); Metrô Aeroporto – Praça da Sé (via Octávio Mangabeira); Corsário – Retiro (via Avenida Magalhães Neto e Avenida Luis Eduardo Magalhães); Águas Claras – Bairro da Paz (como reforço ao itinerário da 29 de Março); e Corsário – Pituaçu – Pirajá (reforço ao itinerário da Gal Costa).
O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, acredita que o meio de transporte de média capacidade pode atender aos deslocamentos na região. “Por ser um modal mais versátil, mais barato e de operação mais fácil do que qualquer sistema sobre trilhos, vamos poder expandir o BRT rapidamente para todas as regiões da cidade após a implantação da primeira linha, entre a Lapa e a região da rodoviária. Essa primeira linha é a que exige um investimento maior em melhorias de trânsito e infraestrutura para acabar com engarrafamentos e alagamentos em períodos chuvosos”, afirma o secretário de Mobilidade.