As construções da Linha 6-Laranja [São Joaquim – Brasilândia] do Metrô completaram dois anos de paralisação, conforme reportagem da Folha de São Paulo desta terça-feira, 21 de agosto de 2018. A nova linha foi anunciada em 2008, ainda na gestão do ex-governador José Serra. Na ocasião, a intensão era tocar a construção com orçamento público. Em 2015, o consórcio Move São Paulo ganhou a concessão por meio de uma Parceria Público Privada – PPP, para construir e operar a linha, ao custo de R$ 8 bilhões. No entanto, as obras foram paradas sendo que apenas 15% do empreendimento foi concluído.
As empresas que formam a concessionária não conseguiram mais financiamento após uma investigação da Operação Lava Jato. O ramal já consumiu R$ 1,7 bilhão em obras civis (sendo 41% disso em recursos do governo estadual), além de R$ 984 milhões pagos a título de desapropriações.
O atual governo acredita que somente após três meses, poderá encerrar o contrato vigente com o consórcio, e depois disso iniciará um novo processo de contratação de uma nova empresa.
Já o consórcio afirma que tentou negociar a troca de sócios, com a vinda de um grupo chines. Porém, no início deste ano, após avaliar o projeto, o grupo desistiu da linha, e as negociações para a retomada das obras não prosperaram.
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