Terça-feira – 00h15
Nesta segunda-feira (13) o Metrô de Santiago anunciou a entrada de 35 novos trens para as linhas 2 e 5 da malha metroviária da capital chilena. As composições foram montadas inteiramente no país, pela Alstom, possuem sete carros, ar condicionado, passagem livre entre os carros e sistema de informações para passageiros. Estão previstos para iniciarem a operação em setembro. Os trens com rodas de borracha possuem capacidade aproximada para 1.341 passageiros.
Os novos modelos Alstom NS 16, devem substituir os veteranos NS 74. A fabricante recebeu os componentes vindos de sua unidade na Lapa, bairro de São Paulo. O contrato entre a operadora e a fornecedora inclui além da fabricação, sua manutenção por um período de 20 anos. O preço pago por unidade foi de cerca de 1,3 milhões de dólares, valor inferior, por exemplo, ao praticado em Buenos Aires com novas composições entregues pela Alstom aos nosso hermanos. A compra foi estabelecida em 2016, depois da operadora ter desistido de reformar os modelos NS 74.
O Metrô de Santiago conta com cinco linhas, e está em vias de inaugurar mais uma, a 3, 108 estações e uma extensão de 103 km. Transporta diariamente em torno de 2.300.000 passageiros.
Leia também: Via Trolebus no Chile: O Metrô de Santiago