Extensão até Varginha, da Linha 9 da CPTM, deve ficar para o final de 2019

Terça-feira – 02h45

Prometida para 2014, a extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM rumo a Varginha deve ficar apenas para o final de 2019, segundo informações do Blog Ferroviando, nova página que fala sobre os projetos do Metrô de São Paulo, e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Em 2014, a CPTM prorrogou a entrega da extensão sob a justificativa do governo paulista de atrasos de repasses do governo federal. Em abril, o governador de São Paulo, Márcio França, anunciou a retomada das obras de expansão, além da construção dos viadutos, e a assinatura de um contrato de implantação de energia.

A extensão de 4,5 km, a partir do terminal Grajaú, deve atender a 110 mil pessoas de bairros do extremo sul como, a Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. Entre as estações Varginha e Grajaú, deve ser erguida a estação Mendes-Vila Natal.

A parada que pertencia ao Ramal de Jurubatuba, da extinta FEPASA, foi fechada em 2001 “devido a precariedade da infraestrutura” da linha na época, que não era compatível com o restante da ferrovia.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 Comentários deste post

  1. O que mais poderíamos esperar da gestão anterior? (Não da pra botar na conta do atual). Dá mais notoriedade a linha que vai para o aeroporto, mesmo após um belo atraso, para inaugurar.
    A periferia que fique pra depois, Fco Morato, Suzano, Osasco dentre outros também estão na espera por um milagre….

    Roberto Robson /

Deixe uma resposta