Terça-feira – 00h20
Os alemães querem aumentar o uso da ferrovia para transporte de cargas, e ao mesmo tempo incentivar o uso de locomotivas elétricas.
A Alemanha apresentou à Comissão Europeia seu projeto de 500 milhões de euros para apoiar o investimento em tecnologia ferroviária eficiente em termos energéticos.
A Comissão por sua vez, informou recursos públicos podem ser utilizados para ajudar a financiar projetos que reduzirem o impacto ambiental do transporte ferroviário.
As medidas tem como objetivo, migrar o transporte de cargas de rodovias para os trilhos em um horizonte até o ano de 2022. As operadoras que prestarem serviços por trens elétricos podem receber uma compensação de até 50% de seus custos.
As empresas precisarão ser capazes de demonstrar uma melhora de 1,75% na eficiência energética em relação ao ano anterior, e então serão aprovadas no financiamento.
A comissão de transporte da UE disse em um comunicado que “ao promover a mudança da estrada para os trilhos , o regime alemão contribuirá para cumprir os objetivos ambientais e de transporte da UE, sem distorcer a concorrência”.