Ciclista

Prefeitura de São Paulo credencia mais 4 empresas de compartilhamento de bicicletas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, credenciou nesta sexta-feira (06/04) quatro empresas para compartilhamento de bicicletas na cidade. O plano prevê que cada empresa ofereça em torno de 20 mil bicicletas à população em todas as regiões da cidade, de forma gradativa, a partir deste primeiro semestre.

No primeiro momento, o pagamento será feito via aplicativo de cada empresa, podendo ser por cartão de crédito. Futuramente haverá possibilidade de utilizar o Bilhete Único.

As credenciadas Mobike, Serttel, Yellow  vão oferecer um novo sistema de compartilhamento, sem estações (conhecido como dockless), no qual o usuário pode estacionar a bicicleta em locais adequados e indicados pelo aplicativo das empresas por meio de georeferência. Será permitido fazer o cadastro em todas as operadoras.

A Trunfo (Bradesco Seguros), que já opera 17 estações de compartilhamento que dão suporte às atuais ciclofaixas de lazer, também se adaptou às novas regras desse serviço.

A Prefeitura estabeleceu preço máximo de duas passagens de ônibus (atualmente, R$ 8) para cada viagem. Cada empresa pode oferecer vantagens para atrair usuários.

As empresas serão responsáveis por evitar que as bicicletas sejam deixadas em locais que dificultem a mobilidade de pedestres, como calçadas. A Prefeitura prevê sanções como multa para quem descumprir essa regra.

Fonte: Assessoria Prefeitura de São Paulo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus