O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 6, as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União da Linha 15-Prata do Metrô, em sistema de monotrilho. Com os 5,5 km do novo trecho, a linha passará a ter 7,8 km de extensão, ligando a Vila Prudente (integração com a Linha 2-Verde) à Vila União.
Inicialmente as quatro estações estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, no formato de Operação Assistida, sem cobrança de tarifa. O usuário poderá embarcar gratuitamente nestas novas estações e seguir até Oratório, onde será orientado a desembarcar e acessar a área paga, caso queira seguir viagem até Vila Prudente.
A expectativa é que mais 4 estações da linha 15 sejam entregues até junho: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. A estação Jardim Colonial ficará para a próxima gestão, com previsão de entrega para 2021.
O linha 15 – prata ainda teria mais 2 fases de expansão que estão suspensa. Após Jardim Colonial haveria ainda mais 6 estações, chegando ao Hospital Cidade Tiradentes. E na outra ponta, haveria mais 1 estação, ligando Vila Prudente a estação Ipiranga, da Linha 10 – Turquesa, da CPTM.
Este é o último evento do governador na área de mobilidade que sai do cargo neste sexta, 6,para concorrer a presidência da República. Alckmin já havia inaugurado a linha 13 – Jade, da CPTM, no último sábado e nesta semana entregou as estações Oscar Freire, da linha 4 – amarela, e Moema, da linha 5 – Moema, ambas do Metrô.