Mais uma passarela que integra as obras do metrô foi entregue pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (9). A passarela da Estação do CAB foi totalmente requalificada, e é o quinto equipamento da Linha 2 entregue pelo governador. Possui 375 toneladas, 644 metros de extensão e 2,40 de largura, e foi construído em, aproximadamente, um ano e meio, envolvendo 150 trabalhadores. A passarela liga a Estação CAB de Metrô à terceira avenida do CAB e Avenida Paralela (sentido Centro e Aeroporto) e ao CCAB (Coordenação do CAB). A capacidade é de 9 mil pedestres por hora.
A estrutura atende todas as normas técnicas de acessibilidade e conta com três rampas de acesso, piso tátil, duas escadas rolantes e escadas fixas com sinalização em braile no corrimão para orientar deficientes visuais, a fim de garantir acesso com segurança às estações de metrô e entornos.
As escadas rolantes são consideradas inteligentes por operar com velocidade reduzida e menor consumo de energia na ausência de usuários. Ao detectar pedestres, as escadas aumentam a sua velocidade para 0,75 m/s. A segurança na passarela ficará por conta de rondas realizadas por equipes de segurança e monitoramento feito por 25 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional (SSO) da Estação.
Fonte: Assessoria CCR Metrô Bahia