A fiscalização do sistema de transporte público foi ampliada em 2017 pela SPTrans, com o objetivo de aprimorar aspectos do serviço. As ações tiveram como base as reclamações recebidas de usuários. Esse trabalho resultou na queda no índice de todos os cinco itens que lideraram o ranking de queixas em 2016.
Em março do ano passado, para melhorar um dos principais pontos de necessidade do sistema de transporte coletivo, a SPTrans passou a autuar as empresas de forma eletrônica, por meio de monitoramento por GPS, quando detectadas viagens não realizadas aos sábados e feriados. Anteriormente essa fiscalização era feita somente aos domingos.
O novo sistema de autuação se mostrou eficaz e, para este ano, as multas eletrônicas passarão a ser aplicadas também nos dias úteis, de forma gradativa. Neste momento, está sendo definido um cronograma para início dessas autuações.
Como resultado destas ações, o índice de reclamações de usuários a respeito do serviço de transporte público da cidade apresentou uma queda de 26,6% em 2017. Foram recebidas, ao longo do ano, 35.428 mensagens, ante 48.271 no período anterior. A redução significativa demonstra o resultado positivo das ações aplicadas pela atual gestão durante seu primeiro ano de administração.
A minuta do edital de licitação do novo sistema de transporte público prevê melhorias na qualidade, frequência e intervalo dos coletivos. De acordo com o texto, disponível para consulta pública até o dia 5 de março, as empresas que vencerem a concorrência terão sua remuneração diminuída em situações de descumprimento de viagens.
O presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli, destaca que a empresa continua trabalhando para aumentar constantemente os índices de satisfação dos usuários. “Conseguimos reduzir as reclamações no ano passado, mas as equipes da SPTrans continuam trabalhando para que esse índice seja cada vez menor e a população de São Paulo possa contar com um serviço eficiente e confortável. A licitação do transporte trará esse salto de qualidade quando for concluída”, afirma.
Para se aproximar desse objetivo, a licitação prevê ainda que a remuneração das operadoras seja ponderada pela qualidade do serviço, com participação dos usuários na avaliação da qualidade dos serviços de transporte, influindo assim na remuneração dos concessionários.
Segue abaixo o ranking de reclamações em 2016 e 2017
2016 | |||
CLASSIF. | TIPO DE RECLAMAÇÃO | QTDE. | |
1º | Motorista não atender embarque / desembarque | 11.340 | |
2º | Reclamação de intervalo excessivo da linha | 10.611 | |
3º | Conduta Inadequada do operador | 5.652 | |
4º | Velocidade incompatível/manobras bruscas | 5.119 | |
5º | Descumprimento de partida no ponto inicial/final | 3.299 | |
Outros | 12.250 | ||
TOTAL | 48.271 |
2017 | |||
CLASSIF. | TIPO DE RECLAMAÇÃO | QTDE. | |
1º | Reclamação de intervalo excessivo da linha | 9.285 | |
2º | Motorista não atender embarque / desembarque | 8.102 | |
3º | Tratar o público em geral com falta de respeito | 3.890 | |
4º | Descumprimento de partida no ponto inicial/final | 2.868 | |
5º | Velocidade incompatível/manobras bruscas | 2.763 | |
Outros | 8.520 | ||
TOTAL | 35.428 |