Trens Regionais

Alckmin quer compartilhar trilho de trens de carga com de passageiros

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta, 23, que contratou um consórcio por R$ 20,8 milhões para propor alternativas de transporte de carga e passageiros para um período de 50 anos. O estado de São Paulo possui 1.375 km de linhas de trem, sendo que apenas 22% são usadas para transportar passageiros.

A ideia é usar as linhas de trem de carga para também transportar passageiros pelo Estado. Seria mais uma tentativa de tirar o projeto de trens intercidades do papel, promessa que vem sendo feita por Geraldo Alckmin desde 2010.

Ainda este ano, o governo espera lançar o edital para contratar o primeiro trecho, ligando a capital à cidade de Americana, na região de Campinas. A primeira fase do chamado Trem Intercidades, que também deverá ligar com trem de média velocidade as cidades de Jundiaí e Campinas por um percurso de 135 quilômetros e nove estações, tem investimento previsto de R$ 5 bilhões.

“Agora a nossa ideia é compartilhar o trilho nos trechos onde tem ociosidade, otimizando a infrestrutura e reduzindo o custo de implantação”, disse o secretário de Logística de Transportes, Laurence Casagrande.

 

Fonte: Estado

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios