A SPTrans informa que a partir do dia 4 de janeiro os estudantes já podem solicitar o Bilhete Único Estudante de 2018. Para isso, é preciso que estejam matriculados em uma instituição de ensino cadastrada na SPTrans e tenham manifestado a intenção de obter o cartão na escola onde estudam.
A solicitação deve ser feita pelo próprio aluno por meio do site http://bilheteunico.sptrans.com.br. Quem ainda não tem o cadastro terá de realizá-lo, informando seu RG e CPF, além de enviar foto digitalizada recente.
O valor para a obtenção do benefício permanece sendo de 7 tarifas básicas vigentes, podendo ser pago nos postos dos terminais da SPTrans já a partir desta quinta-feira, dia 4 de janeiro. Quem optar pelo pagamento via boleto bancário poderá fazê-lo a partir da próxima segunda-feira, dia 8, quando a tarifa básica vigente será de R$ 4,00. A lista com endereços e horários de funcionamento dos terminais está disponível no site http://www.sptrans.com.br/terminais/.
O benefício será liberado a partir de fevereiro de 2018, quando terá início o novo ano letivo.
NOVO PROCEDIMENTO PARA O ESTUDANTE COM BAIXA RENDA
Os estudantes do nível superior ou técnico/profissionalizante que não estão vinculados ao Prouni, Fies, Escola da Família ou Cota Social, e que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo percapta, poderão realizar a Autodeclaração de Baixa Renda a partir do dia 8 de janeiro.
Em um convênio inédito com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), assinado em setembro, a SPTrans passará a utilizar o CadÚnico dos programas sociais para validar as informações declaradas por esses usuários.
Nesse primeiro momento, eles continuarão recebendo as cotas apenas com a Autodeclaração de Baixa Renda, mas serão convocados ao longo do primeiro semestre para entrevista presencial e apresentação de documentos nos postos de cadastramento do CadÚnico do seu município.
O convênio entre a SPTrans e a SMADS tem por objetivo aprimorar o controle, evitando distorções, e assegurar o benefício apenas aos estudantes que têm direito.
Fonte: Assessoria SPTrans