A partir desta sexta, 19, até o próximo dia 29, todo o sistema Bike Sampa estará desativado na cidade de São Paulo para a implementação de novas bicicletas, que estarão disponíveis a partir do dia 30.
A nova fase do Bike Sampa incluirá estações de empréstimos mais modernas (ocorrerá a modernização ao longo do semestre) e neste mês passam a funcionar mais 25 novas estações, chegando no tal de 260. Elas serão abastecidas por energia solar. A forma de pagamento também poderá ser em dinheiro
Seguindo as tendências internacionais, os novos modelos, de aro 24 e fornecidos pela canadense PBSC Urban Solutions, são mais ergonômicos e resistentes ao uso intenso. Agora contam com iluminação a dínamo na frente e atrás, alimentada pela própria pedalada do ciclista – o que é uma baita melhoria para fazer com que a pessoa seja vista por motoristas e pedestres. Os freios também mudaram, para o tipo “roller brake” (freios a rolete), mais suaves e de maior durabilidade. Vem com o eficiente grupo Shimano Nexus de três marchas, que têm câmbio embutido e selado para ficar longe de sujeira e chuva. A cestinha da frente será aberta, envolta por um elástico, para permitir o uso de mochilas maiores. Corrente e roda traseiras são mais protegidas, impedindo que água de chuva e fuligem da rua estraguem nossa roupa.
Fonte: Folha de São Paulo