A partir desta sexta, 20, a estação Guariroba, do Metrô-DF, torna-se a primeira estação com captação de energia solar e totalmente sustentável da América Latina. Trata-se de um projeto piloto conta com 578 placas fotovoltaicas, responsáveis por gerar energia limpa com utilização de recursos naturais renováveis.
O sistema é capaz de gerar 288 mil quilowatts/hora, o suficiente para abastecer todo o consumo do local.
“A economia financeira vai ser investida na expansão do próprio sistema, buscando sempre implementar em mais estações a tecnologia. Isso é crucial para a mobilidade de Brasília, que não deve ser pensada apenas com a intenção de transportar, mas de ser sustentável”, declarou o presidente do Mêtro-DF, Marcelo Dourado.
Outras três plantas com a utilização de energia solar já estão prontas e devem ser instaladas até 2019. Serão mais duas paradas de passageiros, em Samambaia Sul e Feira, e uma Usina Solar no Centro Operacional do Metrô. Juntas, elas vão conseguir atender aproximadamente um terço da demanda energética da companhia, gerando uma economia superior a R$ 1 milhão ao mês na conta de energia elétrica.
Fonte: Correio Braziliense