Brasil Ciclista Pedestre

Estação Detran ganha passarela e bicicletário

Foi entregue nesta terça, 10, a nova passarela da estação Detran do Metrô de Salvador/Lauro de Freitas.  O funcionamento do novo equipamento tem capacidade para um fluxo de 7.800 pedestres por hora foi acompanhado pelo governador Rui Costa, que fez uma visita ao local, na manhã dessa terça. A passarela, a primeira da Linha 2 a ser entregue, está sobre o rio Camurugipe e a Avenida Antônio Carlos Magalhães, uma das mais movimentadas vias de Salvador, que dá acesso ao centro moderno da cidade.

Com 3,60 metros de largura, 1,80m a mais do que a estrutura anterior, e extensão de 360 metros, a nova passarela liga a Estação Detran a quatro importantes pontos da região: comunidade de Saramandaia, ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), aos pontos de ônibus da via expressa e aos empreendimentos comerciais localizados à margem direita da avenida que segue sentido Shopping da Bahia. Por dia, cerca de 12 mil usuários passam pela Estação Detran de metrô.

Para oferecer mais segurança aos usuários, a passarela conta com iluminação em LED, 15 câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e  ronda do corpo de segurança.

Atendendo às normas técnicas e de acessibilidade, quem usa a passarela tem além das convencionais rampas de acesso, duas escadas rolantes: uma localizada na saída para o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e outra, próximo ao supermercado G Barbosa. Considerada inteligente, a escada mantém velocidade reduzida na ausência de usuários, com menor consumo de energia, e, ao detectar presença de usuários, a uma distância de 1,5 metros, aumenta sua velocidade. Piso tátil ao longo da passarela e sinalização em braile nos corrimãos das escadas fixas também foram instalados permitindo acesso a portadores de deficiência visual.

Bicicletário – Neste mesmo dia, também foi entregue aos usuários do metrô, o bicicletário da Estação Detran, com 54 vagas. O equipamento serve de incentivo à integração entre diversos meios de transporte, favorecendo a mobilidade na capital baiana. Outros cinco bicicletários já estão em uso na Linha 1, nas estações Retiro, Acesso Norte, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, no mesmo horário de funcionamento do sistema metroviário, das 5h à meia-noite. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro, apresentando documento com foto e comprovante de residência para cadastro. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de usuários do metrô.

Outras passarelas – A previsão é de que as demais passarelas de acesso às estações da Linha 2 do metrô sejam entregues à população até dezembro deste ano. As duas próximas a serem entregues são as passarelas das estações Pernambués e Imbuí.

A exemplo de outras passarelas entregues pela CCR Metrô Bahia, novas passarelas atenderão às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e terão o dobro, ou mais, da largura da estrutura provisória acomodando com conforto o grande fluxo de pedestres, e ainda oferecendo acesso por escadas rolantes, escadas fixas e rampas e algumas, também serão equipadas com elevadores.

Outras passarelas já existentes, que precisaram ser remanejadas durante as obras da Linha 2 para possibilitar o avanço do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, serão substituídas por novas estruturas a serem concluídas no início de 2018

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus