Alstom assinou um contrato no valor de mais de 10 milhões de euros para renovar o sistema de sinalização da linha Sarmiento, nas estações Marcos Paz, General Las Heras, Empalme Lobos e Lobos, do trecho interurbano Merlo-Lobos.
Após uma licitação pública internacional, a Alstom, como subcontratada da Constructora POSE, fornecedora da Trenes Argentinos Infraestructura[1], será responsável por fornecer as soluções tecnológicas necessárias para instalar salas de sinalização com intertravamento eletromecânico. Isso inclui engenharia de sistema, fornecimento dos equipamentos, supervisão e comissionamento. Estima-se que o projeto seja concluído em 30 meses.
A linha Sarmiento é uma das sete linhas suburbanas de trens da Área Metropolitana de Buenos Aires. A Alstom fabricará os equipamentos de segurança como relés vitais, circuitos de via, máquinas de chave e passagem de nível. A Alstom oferece um pacote único de equipamentos 100% interoperáveis, com mais de 10 anos de operação comercial. Sua interoperabilidade via/trem e trem/via está presente em diversos projetos, em mais de 29 países do mundo.
“Celebramos este novo contrato da Alstom no país, o primeiro assinado pela Alstom na Argentina para fornecer o sistema de sinalização em uma linha ferroviária de superfície. Estamos ansiosos por mais oportunidades de oferecer nossa experiência e tecnologia ao sistema de transporte argentino”, afirmou Michel Boccaccio, Vice-Presidente Sênior da Alstom na América Latina.
A licitação adjudicada pela Trenes Argentinos Infraestructura faz parte do plano de adequação de sinalização e instalação do sistema de frenagem automática ATS (Automatic Train Stop), desenvolvido pelo Ministerio de Transporte de la Nación com um investimento de 237 milhões de euros até 2019.
A Alstom está presente na Argentina desde 1993, fornecendo sistemas de sinalização para o metrô de Buenos Aires, bem como manutenção e modernização das linhas subterrâneas e férreas da cidade. Também realiza a manutenção e a modernização de carros para serviços de carga e passageiros no país.
[1] Trenes Argentinos Infraestructura (Administradora da Infraestructuras Ferroviarias SE)
Fonte: Assessoria Imprensa Alstom