O prefeito de São Paulo, João Doria, disse nesta sexta-feira, 2, que a nova licitação do transporte público terá 10 anos de duração, e não 20 como era previsto anteriormente. Doria disse que o edital sai até o fim do ano.
O prefeito disse que um tempo menor de contrato possibilitará sempre a atualização a frota e permitirá eventuais mudanças em gestões futuras.
“Já há uma decisão emanada pelo prefeito para o secretário de que essa licitação não deverá ultrapassar 10 anos. Não irá ocorrer para 20 anos. Não faz sentido licitação dessa envergadura ter um comprometimento de 20 anos”, afirmu.
“Não é por mal, nem por desconfiança de ninguém, nem dos nossos sucessores, nem dos sistema, é que em 10 anos a evolução será tão grande que nós já vamos ter outros tipos de transporte, outros tipos de ônibus, outras tecnologias”, ressaltou o prefeito.
Para Doria, a mudança no prazo “confere um direito mais próximo para os futuros gestores. É muito ruim quando um prefeito ou prefeita eleito pega um processo onde não tem a menor possibilidade de realizar nenhuma avaliação. Então, de 20 anos, ela será reduzida para 10 anos”, conclui.
A primeira audiência pública ocorreu nesta quinta-feira, 1, e mostrou alguns dos principais pontos que deverá ter no edital (leia aqui).