Se depender do Governo do Estado, a linha 18 – bronze continuará sendo monotrilho. A linha já era para ter sido entregue mas nada de sair do papel até o momento. Prefeitos da região agora querem que seja feito um BRT ao invés do monotrilho (leia aqui).
No ultimo dia 13, o secretário de transportes metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, disse que o governo estadual vai insistir em conseguir financiamento com o objetivo de realizar as desapropriações e assim iniciar as obras.
A Cofiex – Comissão de Financiamento Externo, do Ministério do Planejamento, desde 2015, não dá aval para o Governo do Estado de São Paulo obter empréstimo internacional de US$ 128,7 milhões junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O aval é necessário pois o Ministério entraria como uma espécie de fiador.
O Ministério do Planejamento deu uma nota de risco C – para o Governo do Estado de São Paulo, o que foi novamente contestado por Clodoaldo Pelissioni.
“Está havendo uma alteração de metodologia e, com isso, creio que conseguiremos finalmente autorização para captação desses recursos. Não dá para entender os critérios atuais. O governo federal nos dá nota C – , enquanto que o BNDES nos dá B. A classificação da agência Moody’s é B. No Itaú e também no Bradesco é B, mas cremos que essa situação será revertida” disse Clodoaldo.
Fonte: Diário do Transporte