Ciclista

Prefeitura de SP deve trocar algumas ciclovias por ciclorrotas

A gestão Doria está analisando trocar algumas ciclovias existentes na cidade de São Paulo por ciclorrotas. As ciclorrotas são caminhos sem a separação das bicicletas do restante do tráfego. A gestão Kassab chegou a implementar algumas mas não houve muito sucesso.

 

A Vila Prudente deve ser a primeira a passar por esta mudança. A medida deve ser debatida com o prefeito regional e os ciclistas.

 

“Houve construção de ciclovias muito boas, outras boas e outras que fazem muito pouco sentido. Queremos substituir essas últimas por ciclorrotas que de fato levem ao aumento do número de ciclistas”, afirma o secretário municipal dos dos transportes Sérgio Avelleda a Folha de São Paulo. “Há ruas tão calmas que não faz sentido segregar a bicicleta.”

 

Outra ciclovia que deve sumir do mapa é a da Consolação. De acordo com Avelleda, a descida é muito perigosa pois o ciclista adquire velocidade e há muitas entradas de edificios e empresas no meio do caminho. “Na subida, a ciclovia da Consolação vai bem. Na descida, é muito arriscado, gera velocidade e tem entrada para hotel, lojas, ruas, concessionária”, diz Avelleda, para quem a questão não pode ser tratada “como um dogma”.

 

“Precisa haver uma rota segura ao ciclista. Se ela deve ser na Consolação ou em outras vias, cabe discussão. Se for na Consolação, precisa de tratamento mais adequado.”

 

Avelleda diz que nada vai ser mudado sem antes consultar a opinião pública.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus