Paradas desde o ano passado, as obras do BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro, foram retomadas nesta segunda-feira,10. A previsão agora é que o corredor seja concluído em junho de 2018.
“As estações estão computadas, elas serão feitas. O que não será feito nesse primeiro momento, porque não foi licitado no ano passado, é a conexão dali do Caju até a cidade”, disse o secretário de Urbanismo e Infraestrutura, Indio da Costa. sobre as obras do corredor, que vão da Passarela 2 da Avenida Brasil até Deodoro.
Indio disse ainda que os projetos dos terminais, para a conexão com a SuperVia e a chegada da Avenida Brasil ao Centro da cidade, ainda não foram licitados.
“Num momento de austeridade fiscal, dificuldade financeira pro Brasil inteiro, a gente primeiro vai concluir o que tem verba na Caixa Econômica Federal, especificamente BNDES que vai fazer a conexão Caixa Econômica e obra da Transbrasil (da passarela 2 até Deodoro). Depois, a gente tem os recursos do BNDES que a gente vai utilizar para fazer a conexão da Transolimpica e da Transbrasil no sistema de trem da cidade. Esse recurso não é por conta da Transbrasil, se conseguiu na época por causa das obras da Transolimpica”, explicou.
Com a retomada das obras, o valor do contrato da Prefeitura junto com o consórcio que toca a obra teve um reajuste de R$ 115 milhões. Segundo a prefeitura, o BRT Transbrasil teve previsão inicial de custos de R$ 1.416.999.380,46. Deste total R$ 1 bilhão é recurso federal e o restante contrapartida da prefeitura. O valor pago até abril foi de R$ 780.456.600, o equivalente a 55,08% do valor contratado. O saldo residual é de R$ 636.542.779,81 – 44,92% do valor.