O prefeito de São Paulo, João Doria, confimou nesta quinta-feira, 20, que irá remover algumas ciclovias na cidade, principalmente na periferia. Segundoele, estào nas miras as que são consideradas perigosas ou não tem movimento.
“Não vamos inibir as ciclovias e nem a utilização de bicicletas em ciclovias e ciclofaixas. Apenas vamos fazer uma readequação, principalmente onde elas não podem ser usadas de forma segura, como é o caso da rua da Consolação e onde não há utilização de bicicletas. Nesses casos, elas deixarão de existir”, disse.
Doria diz que alguns comerciantes estão sendo prejudicados por elas. “Na periferia há várias ciclovias que não têm ciclistas. E elas, na verdade, prejudicam o comércio varejista”, afirmou.
“Entre uma ciclovia sem ciclistas e a sobrevivência de famílias, eu fico com a segunda, eu fico com as famílias que precisam sobreviver e seus comércios que precisam ter clientes”, disse.
O prefeito porém fez ressalvas. “Onde elas são úteis na mobilidade e no lazer, ou em ambos, elas serão preservadas e mantidas”, afirmou.