Alckmin promete 9 estações da Linha 5 para este ano

Foto: Mastrangelo Reino/ A2img

O governador Geraldo Alckmin, mais uma vez, prometeu nesta segunda, 13, em evento na AACD, entregar 9 estações da Linha 5 – Lilás, do Metrô, ainda este ano.

“Essa é a chamada ‘Linha da Saúde’, ‘Linha dos Hospitais’, porque atenderá o Hospital do Servidor, o Hospital da AACD, o Hospital Edmundo Vasconcelos e o Hospital São Paulo”, disse Alckmin. “Vai ser uma das linhas mais modernas, totalmente automatizada, assim como a Linha 4-Amarela, que não tem operador”, completou.

As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin devem ser entregues até julho. As demais serão entregues até o fim do ano, com exceção de Campo Belo, que fica para 2018.

Foto: Mastrangelo Reino/ A2img

Foto: Mastrangelo Reino/ A2img


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

94 Comentários deste post

  1. Deixe aqui a sua risada para esta piada do nosso querido (ironia) governador

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE

    Nicolas Ferreira /
  2. PSDB 1,5km de metrô por ano…

    me engana que eu gosto Malckimin!!!!

    fora lixo!!!

    Robson /
  3. São Paulo continua avançando mesmo o País em crise.Esta é uma ótima notícia.

    Felix /
    • FELIX voce estar coberto de razao, eu sou pernambucano da cidade de Salgueiro sertao de Pernambuco, tenho 62 anos, cheguei de Pernambuco com os meus pais e irmaos no ano de 1956, eu tinha 2 anos de idade passei a minha infancia, minha adolescencia,a minha fase adulta, e hoje entrei na minha fase de velhice, com todo esse tempo morando em Sao Paulo eu sou paulista de coraçao e pra mim nao existe no Brasil nem um outro estado com condiçoes financeiras melhor para se morar como o estado de SAO PAULO ha sim quanto obras de metro infelizemente estamos no Brasil, uma cidade do tamanho de S Paulo teria de receber financiamento do governo federal independentemente de qual partido politico seja esse presidente.

      Antonio Alves de Souza / (em resposta a Felix)
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gapre /
  5. Pelo tempo que demorou, e pelo “preço” que ficou, espero que as estações sejam de padrão Russo.

    Gabriel /
  6. Que avanço nessa linha 5 deixando de ter operador

    jair /
  7. Mas que escada rolante essa? Igual Pinheiros, parece eu vai dar no céu, de tão grande, eu só acredito vendo mesmo, e depois de entregar, da pra iniciativa privada, como ele mesmo já disse, antes de se gabar que não terá operador sr Alckmin, falta instalar na linha 3, que esta atrasado a 3 anos, e os equipamentos, estão enferrujando ao ar livre.

    • Se não me engano é a mesma quantidade de lance de escadas que a estação Adolfo Pinheiros, são 3 lances de escada (dois antes das catracas e um entre a catraca e, a plataforma). Pq as pessoas tem problema com a estação Pinheiros ? Ela foi construída dessa forma por causa das necessidades técnicas (passar por baixo do rio Pinheiros), se a pessoa não quer se cansar é só ficar parado no lado certo dá escada rolante

    • Várias estações europeias tem escadas assim e até mais longas…

  8. Excelente notícia. Com a entrega das novas estações. Centenas de milhares de pessoas serão beneficiadas. Terão viagens mais rápidas e confortáveis. Vale destacar que São Paulo financia praticamente sonzinho a expansão de sua malha metroferroviária. Enquanto no mundo inteiro e nos outros estados, a União é quem custeia essas obras. Manter essas obras sem apoio federal e em plena crise econômica, sem quebrar o Estado, é realmente um grande feito.

    • Tem vaga la no PSDB?

    • já que trabalha pro governo mesmo e tem o lance da transparência, quanto vc ganha por mês? eu como cidadão gostaria de saber.

    • São Paulo envia 92,5%,450 bilhões por ano de impostos para o Governo Federal ajudar os demais Estados que não têm condições financeiras para programs sociais e grandes obras.Com que dinheiro está sendo construida a Transposição, a Transnordestina, Bolsa Familia, Belo Monte, Ferrovia Norte x Sul, Ferrovia Leste x Oeste etc…Pelo que acompanho o Governador está fazendo um bom trabalho e ainda indicou um prefeito incansável que vai mudar a cara de São Paulo para melhor.

      • Não adianta perder seu tempo, Félix! Tem gente aqui que nem paulista é e fica dando palpite…

      • Se o dinheiro paulista ficasse aqui e não fosse desperdiçado pelo país com estados ineficientes e repletos de políticos e funcionários públicos…

      • Esse papo tá velho já… Parece coisa de gente que não sabe que vive numa sociedade. Quer nadar contra a maré. A intenção maior deveria ser compartilhar e não políticas separatistas como as do Trump.

        O.Juliano / (em resposta a Felix)
        • Vc confunde alhis com bugalhos, estamos tentando mostrar aos criticos de plantão o motivo de São Paulo não fazer as coisas mais rápida, seria como distribuir 92,5%de meu salário e reclamar que não tenho dinheiro para comprar um bem.Pagamos o que está definido no pacto federativo porem em muitos Estados a Gestão não é em beneficio do povo, o dinheiro não chega na atividade fim.

          • Felix, se eu confundo alhos com bugalhos você exemplifica como funciona uma roda mostrando a pata de um elefante. Não existe isso “de viver só com 7,5% do salário.” Quero dizer que São Paulo faz parte da União, portanto não existe “salário”, existe o que São Paulo produz, existe o que a União oferece a São Paulo e existe a distribuição do dinheiro pela União para buscar o equilíbrio do PAÍS como um todo, e não somente pensando em um estado.

            Os argumentos de como mudar esse cenário de pagar tanto à União e receber pouco passam longe de só fazer uma analogia, não muito boa, dizendo “imagina viver só com 7,5% do seu salário.” Na verdade, nós já não vivemos com 100% do nosso salário, muitos % dele vai justamente nos tributos, impostos e taxas.

            Isso porque nem quero entrar no mérito de que essa crise é recente, pois há anos atrás o país estava em grande ascensão econômica e São Paulo com todo seu potencial, por ser o estado mais rico, e nada foi feito de incrível pelo Governo de SP da mesma forma. Culpar a crise agora é fácil quando faltou planejamento lá atrás.

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
          • Juliano vc está certíssimo, só esquece que São Paulo tem 23 % de toda população do Brasil e fica só com 7,5% do que arrecada, e o Governador não é o prefeito, ele tem que cuidar dos outros 645 municipios e não é só Metrô, sugiro verificar no Portal do Governo de São Paulo e ou bo Facebook Geraldo Alkimin e verficar o que está sendo feito e ibaugurado por todo Estado . Cobertor curto, finanças.podemos dar Graças a Deus que temos um bom Gestor, caso contrário estaríamos pior que o Brasil , Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • Felix, já que quer conversar sobre isso, primeiro vamos só corrigir os números como revisão do que falamos acima…
            – São Paulo não tem 23%, mas sim 21,7% da população do Brasil (segundo documento do IBGE de Julho/2016, fonte: ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2016/estimativa_dou_2016_20160913.pdf)
            – No ano de 2015, São Paulo recebeu 8% da União, e não 7,5% como na sua conta.
            – Em 2016, São Paulo recebeu 7,9% (ou 7,9263914349475% para ser mais exato)
            — Fontes: Portal da Transparência: http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaUFs.asp?Exercicio=2016&Pagina=2 [e] site da Receita Federal: http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/arrecadacao/arrecadacao-por-estado/arrecadacao-uf-2016/arrecadacao-por-uf-internet-jan-dez16.ods/view

            Sobre “o Governo de SP não ser a Prefeitura”, concordo plenamente contigo. Não irei fazer o que me sugeriu pois acompanhar a página da PESSOA Geraldo Alckmin, pois não me interessa, porém acompanho a página do Governo do Estado de SP tão como acompanho a página da Prefeitura do Município de SP.

            Sobre dar “graças a deus” por ter uma pessoa como o Alckmin no comando do Estado, só tenho a lamentar esse tipo de pensamento. Nada posso fazer para detê-lo, claro, é um pensamento de pessoas que se apoiam no conformismo, que se contentam com pouco, que se contentam com “o orgulho de ser paulista”, típico da família que está comendo batatas no café, almoço e janta para manter o carrão e mostrar para a sociedade como ela é bem sucedida. Deveríamos é demonstrar orgulho próprio e tirarmos pessoas com pensamentos antiquados do governo, como o Geraldo Alckmin. Porém, como aquele velho ditado: “cada povo tem o governo que merece.” Se a maioria do povo pensa desta forma e deseja ser submisso bicando migalhas de pão jogadas na praça por aqueles que detêm o poder, somente posso lamentar e continuar com minha sanidade mental.

            Ainda gostaria de saber sua opinião do porquê o Governo do Estado de São Paulo não aproveitou a oportunidade econômica para fazer grandes obras para a posteridade quando estávamos vivendo num momento, mesmo que breve, ainda sim, de vacas gordas?

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
    • Welbi a obra foi financiada pelo governo federal sim genio o bndes você acha que ele é da onde da o estado nunca iria fazer sozinho esta linha sem da união nunca então para de acreditar quando o governador diz que fazendo a obra sozinho porque não esta o governo federal o mundial enfim sozinho com o dinheiro dos outros o estado gastou só 5 bilhoes os outros 5 foram recursos federais e do bid

  9. Entregar as obras concluídas ou as estações funcionando? Temos que ficar atentos à linguagem que se emprega, muitas vezes subjetiva. Se ele entregar as obras com as estações FUNCIONANDO. Eu tiro meu chapéu pra ele, mesmo com os vários anos de atraso. E não é nem só pelo mérito. É pela mágica que tem q ser realizada pra entregar estações que estão atrasadas e não existe nem plano ainda de testes com os metrôs (e sistema CTBC)

    O.Juliano /
  10. Algum crítico pode me ajudar a lembrar de algum outro estado que esteja em obras sem dinheiro Federal e não esteja falido?

    Ed /
    • Não me interessam os outros estados. Sou de São Paulo e meu paradigma é o primeiro mundo. O que eu sei é que várias estações estarão prontas para a Copa do Mundo, inclusive a que vai levar até o Aeroporto de Cumbica. Não, espera…

      Yvan Lima / (em resposta a Ed)
    • A matéria/O tópico é sobre obras do metrô de São Paulo, não sobre comparações de São Paulo com outros estados. Abs

      O.Juliano / (em resposta a Ed)
    • Alguém poderia por favor me informar o status e a previsão atual de inauguração das obras das estações da linha 4 amarela, principalmente Higienópolis- Mackenzie, se vão ser este ano
      OBS: Sem ironias ou críticas relacionadas a política, apenas responda se souber)

      Gabriel / (em resposta a Ed)
      • Não faço a mínima ideia sobre as estações da Linha 4, sinceramente. Só sei que voltaram aos trabalhos, com alguns gatos pingados, mas voltaram. De resto parecer ser esperar que algum dia surja uma data de inauguração.

        O.Juliano / (em resposta a Gabriel)
    • “Linha 4 está a quase 20 anos em construção”.

      Onde está a competência, a boa gestão, o interesse pelo bem-estar da população e o planejamento bem feito na frase acima?

      Alex / (em resposta a Ed)
  11. Por que estações de metrô em São Paulo precisam de tanto mimimi. Centenas de estações na Europa são simplesmente um buraco embaixo da superfície com entradas. Aqui precisa fazer esses prédios. Será que é pra encarecer e superfaturar?

    Yvan Lima /
    • Por que aqui é Brasil! Onde tem que encantar o pobre com coisas lindas e caríssimas para ele poder se orgulhar de utilizar um transporte com cara de primeiro mundo. Pouco importa se ele tem casa pra morar. No Brasil nossa cultura ainda é fazer algo bonito pra mostrar, depois se pensa na eficiência (em todas elas)

      O.Juliano / (em resposta a Yvan Lima)
    • pq o metrô europeu é antigo, já as novas linhas são esse padrão tb.

      la muerte / (em resposta a Yvan Lima)
      • E porque as cidades europeias são infinitamente nenor e transitam milhões de pessoas a menos que São Paulo. EX:cidade do Porto tem 600 mil pessoas.Paris tem 2,3 milhões, Salvador no Brasil tem 2,8 bilhões, comparar coisas diferentes não é boa idéia.

      • Não são não, la muerte; já andei em linhas novas por lá e não são essas coisas faraônicas daqui

      • Não existe “padrão mundial” de metrô. Cada cidade/estado/país faz da sua forma. O que acontece é que vemos uma tendência em países atualmente desenvolvidos que, quando não possuíam dinheiro para fazer obras espetaculares, fizeram o básico para atender aquilo que é o objetivo de um transporte público: levar e trazer. Só depois começou a se pensar na arquitetura mais sofisticada e até mesmo na acessibilidade, pois isso ainda é uma inclusão recente.

        Vejo que, nos moldes de hoje, o necessário para cada estação seriam de duas a quatro saídas com: escadas rolantes, escada normal e elevador (apenas um acredito que já atenderia ou então um a cada lado da rua, dependendo da localização).O emprego de vidro no teto para economia de luz interna, por exemplo, eu acho interessante, mas tem que ser visto o modelo mais básico de arquitetura para fazer algo eficiente e também não desperdiçar dinheiro.

        O.Juliano / (em resposta a la muerte)
  12. No dia em que o Governo levar a sério os usuários e a população, aí sim darei meu voto de confiança… Não venham aqui dizer que o governador Geraldo fez um excelente governo pois é uma mentira. Atrasos em projetos não se justifica devido a falta de verba e sim a falta de planejamento, palavra está que o governo paulista desconhece. Um exemplo disso é o Monotrilho da linha 15 que só foi identificado que precisava desviar um córrego… Orra meu, não tem projeto Básico e Executivo? Pra que serve essa b… então?
    Falta de transparência e vergonha na cara…
    E sinceramente, devido a tantos atrasos, faz mais que OBRIGAÇÃO em entregar algumas estações…

    Renato /
    • A justificativa de quem acha o PSDB mil maravilhas, e acha que o PT inventou a corrupção, e que o coitadinho do governador envia a verba pro governo federal todinha, e que e a crise no país, isso a 20 anos, SQN, ai você reclamam, ah você e petista, só existem dois partidos nesse país de hipócritas ok então.

  13. Se entregar Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin ~no prazo~ já é de se comemorar.

    Lucas /
  14. Deixe esses caricas e baianos criticarem São Paulo. Cometem noticias de seus Estados.

    Roberto /
  15. Aff, post falando sobre estações e o povo falando de política. será que o povo sabe que os buracos europeus não tem acessibilidade por exemplo? tentem entrar com uma cadeira de rodas lá.

    • Precisa fazer prédio faraônico superfaturado só pra botar um elevador pra cadeirante?

    • Vc foi na mosca, andei em vários Metrôs da Europa e fiquei decepcionado, filmei e fotografei, aquela estação do Rio Sena que é uma fedentina, de urina, desgraçada .Tem pessoas que valorizam só o que é dos outros, a mulher do vizinho é melhor, os filhos dos vizinhos são melhores, a casa, o carro, o emprego dos vizinhos ou dos outros são melhores, eu prefiro valorizar cada passo e melhoria que dou ou faço e assim vou evoluindo.

      • Vc nunca andou na estação Anhangabaú ou República ou Sé, né, Felix?

        Gapre / (em resposta a Felix)
      • Eu queria ter um Metrô de Londres ou de Paris em SP. Afinal, 400 e tantos km de linhas é bem melhor que a nossa.

        Alex / (em resposta a Felix)
        • São Paulo tem 350 km iguaizinhos e alguns até melhores como a Linha 2 Verde, 4 Amarela etc…

          Felix / (em resposta a Alex)
          • Não inflacione os números Felix. Os 400km de metrô em Paris são metrô mesmo. Se for considerar a “cptm” deles, a RER, o número aumenta beeeeem mais.

            Só compare o tamanho dos sistemas de SP: https://www.google.com.br/maps/@-23.5491453,-46.6232837,11z/data=!5m1!1e2?hl=pt-BR e de Paris: https://www.google.com.br/maps/@48.8709207,2.3238656,12z/data=!5m1!1e2?hl=pt-BR. Chega a ser covardia, né?

            Quanto a fedentina de urina, experimente dar uma passadinha pelas estações Sé, Anhangabaú, República, Luz e etc, vc vai matar a saudades do cheirinho que vc disse que sentiu nas proximidades do Sena

            Gapre / (em resposta a Felix)
          • Gapre , vá a Paris e compare um trem que faz a Linha para Gentilli com os trens da CPTM e depois volte a comentar.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • Não é comparação de trem isso ou aquilo, Felix. É conceitual. O que é trem em SP é trem em Paris, não importa se os trens são zero km ou se são do século passado. Se for por questão de qual trem é melhor, alguns metrôs de Nova Iorque também não pode ser chamado de metrô porque são piores que os modelos novos da CPTM. Mas funciona? Funciona. Então é metrô.

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
  16. Li que tem alguns aloprados reclamando do tamanho da escada rolante.
    Então tira a p** da escada rolante. NUNCA ESTÁ NADA BOM

    Eu gostava de entrar no portal para ver as noticias e os comentários.
    Hoje os comentários são só ataques ou puxa sacos políticos, cada um defendendo um lado.

    Vítor P. Gabriel /
    • verdade vc colabora muito… “e viva os comunassss!!!! viva o Fernando Haddad!!!! viva a esquerda!!!!”

      • KKKK SE DOEU FILHO DO HADAD?

        Vítor P. Gabriel / (em resposta a Alexandre i)
        • eu n me ligo nessas porcarias de partido, a ideia é referente a políticas públicas, só políticas eu n ligo só não gueto esses baba ovo, pagos e não pagos do psdb. só acho engraçado essa hipocrisia vindo de palhaços como vc que fala como se não fizesse os ataques, nem comentários puramente políticos.

          • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

            Vítor P. Gabriel / (em resposta a Alexandre i)
  17. Renato

    o nível está baixando, tá virando face.

  18. Tomara que essa promessa se concretize, e outras linhas saiam do papel…

    Arthur Lira /
  19. Entregar funcionando ou só os prédios?faltando a sinalização e rede elétrica?

    Mauri /
  20. E se eles não entregarem até JUL/17 estas 3 estações e as outras até DEZ/17, o povo de SP terá coragem ainda de votar nesse psdb? Será o fim do mundo e do Brasil se esses enganadores ganharem! Povo, fiquem atentos.

    JOEL /
  21. Mas como assim? “As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin devem ser entregues até julho. As demais serão entregues até o fim do ano, com exceção de Campo Belo, que fica para 2018.”
    A estação Brooklin não é a mesma que a Campo Belo – “Brooklin – Campo Belo”?

  22. Moderador, olha os comentários, comentários sobre política e políticos não deveriam ser aprovados.

    Sobre a linha, esperemos que a promessa se cumpra, mas pela minha experiência, se não acontecer nada de sério, deve inaugurar ano que vem.

    Anderson /
  23. Vão trocar os trens que já circulam hj na linha Lilas?
    ai ser uma das linhas mais modernas, totalmente automatizada, assim como a Linha 4-Amarela, que não tem operador” os trens que circulam hj pelo trecho existente possuem operador

    Marcio Rodrigues da Silva /
  24. Só acredito vendo!!! e se chegar julho estas 3 estações não tiver entregue vamos rir muito e se chegar até o fim do ano as 6 prometidas não tiver inauguradas… Um Governador deste merece bem hostilizado

    Santos /
  25. Que esta linha 5 vai facilitar muita gente vai, isto é certeza, integrado com chácara Klabin para os que trabalham na Região de Moema, Campo Belo e Morumbi. Pois a Estação Pinheiros está muito Saturada para quem integra com a Linha 9 Esmeralda. “HORRIVEL”

    Santos /
    • a integração da Klabin e da Santa cruz imagino que tenham pensado e projetado, já a ligação com a linha 9 na sto amaro acho que continuará sofrível, aguardando o como será a reforma desta baldeação

      Alexandre i / (em resposta a Santos)
      • O projeto de concessão dá linha 5 prevê que o concessionário vai ter que reforma e expandir a capacidade da integração na estação Santo Amaro.

        • sim eu sei que consta no projeto, mas ao meu ver já deveria estar em reforma, vão esperar a água bater na banda pra ver o inferno que já é se multiplicar?

          Alexandre i / (em resposta a Yago)
  26. os projetos que tem que começar em 2018 são:

    Linha 18 bronze
    Linha 14 Onix (cptm)
    Corredor São mateus – Itaquera – Guarulhos , Ramal Maua.
    Expansão da linha 15 até a estação jacu pessego.
    Expansão da linha 13 até bom sucesso.
    Corredor Alto tiete

    wagner /
  27. mentira…tudo pro ano q vem pra se eleger presidente

    leo /
  28. O pessoal quer que não fale de partido, ai eu questiona 20 anos de PSDB em PS, não entrega nem 2km de metro por ano, não tem saúde, educação, e segurança publica, e o infeliz vem me dizer que sou petista por isso? e tomar no toba, e adoar com dor, não e possível, minha ma´s foi no hospital ver um simples dedo do pé doendo, e ficou horas e horas pra ser atendida, ate o estagiário reclamou da inércia do estado omisso, e ainda querem que eu bata palmas pro governador, hipocrisia mata.

Deixe uma resposta