CCR Metrô Bahia testa trecho entre as estações Rodoviária e Pituaçu

Foto: Lucas Peixoto/ Ascom Seplan

Na ultima sexta-feira, 20 de janeiro, foi feita a primeira viagem da linha 2 do metrô de Salvador, entre as estações Rodoviária e Pituaçu. O trem percorreu 6,2 quilômetros, parando nas plataformas das estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

Trata-se do início dos testes operacionais, na Paralela, que segue em obras rumo ao Aeroporto. Com a entrega, Salvador terá a terceira maior malha metroviária do País.

Foto: Camila Souza/GOVBA

Foto: Camila Souza/GOVBA


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

19 Comentários deste post

  1. O nome corretoda empresa que constrói e adminisrea o metrô é CCR!

    Michel Aparecido de Souza /
  2. Quem diria que sentiriamos inveja do governo da Bahia conseguindo fazer uma PPP de sucesso.Fica o aprendizado ao governo incompetente do Alckmin.

    Cris /
    • CCR é a mesma concessionária da Linha 4 Amarela . Só que o Metrô de Salvador é linha superfície, mais barato e mais fácil a construção. Não podemos comparar coisas diferente.

      • Entao vamos comparar com algo mais simples que o metrô de superfície de Salvador, vamos comparar com os monotrilhos. Obra com complexidade muito inferior a que possui o metrô de Salvador e que está levando mais tempo que uma obra de metrô subterrâneo em uma circunstância normal. Isso só mostra que competência frente ao governo faz sim toda diferença! Em SP a incompetência do Alckmin a frente do governo do estado é evidente, chega a ser gritante!

        • O Monotrilho e as suas Estações são mais complexas, são elevadasve exigem uma serie de equipamentos que no de Salvador não têm, elevadores para deficientes e escadasbrolantes entre outras instalações. É só ver a foto do Metrô de Salvador e comparar com a CPTM de São Paulo.

  3. Concordo que não podemos comparar coisas diferentes. O metrô de Salvador – tirando as estação – é bem parecido com a CPTM (e isso não é um desmerecimento – não. Gostaria de um desses perto de casa.
    Agora – mesmo sendo de superfície – tem alguns elevados e pontes. Também entendo a complexidade – mas a simples linha Jade – Aeroporto Cumbica – é tão difícil e demorada assim ? Não venham nunca mais falar que os baianos são lentos! Estão sim de parabéns!

    Agnaldo Souza /
    • Não estamos desmerecendo absolutamente ninguém, não façamos joguinho de jogar uns contra outros, estamos comentando sobre coisas diferentes.Eu também gostaria de ver uma linha da CPTM ou Metrô de superficie da Estação Engenheiro Goulart via Marginal Tietê até a Estação Ceasa ligando com a Linha da CPTM de Pinheiros.Ligariamos todas as Regiões de São Paulo com o Aeroporto de GRS sobre trilhos.

  4. Ué, mas não tem um monte de tukaninho por aqui falando que só SP tem obras e que o coitadinho do Alckmin é o único que se esforça pra entregar metrô no Brasil??? kkkkk, até a Bahia tá entregando mais metrô do que SP!!!

    Gapre /
    • Se você menospreza o que é feito em São Paulo (não desmerecendo Salvador) então vai morar lá…

      • Menosprezando SP???? Escancarar na sua fuça a vagabundagem do PSDB é menosprezar SP???????????????? kkkkkk esses devotos do santo que acham que SP é sinônimo de PSDB são hilários mesmo!

      • PS: amar SP significa também reconhecer seus problemas, não tentar tapá-los a qualquer custo só pra defender um partido como vcs fazem. Seu amor não é por SP, é pelo PSDB

    • Gapre não é a sigla de Gabinete da Presidência, Setor da Petrobras do Rio de Janeiro?

      • ??????????????????

        • Olha como você avalia uma opinião, só porque eu discordei de você, você acha que eu sou partidário do PSDB.
          Infelizmente é pessoas como você que tem um preconceito enraizado em suas entranhas que fazem desse país ser uma m…
          Mérito do governo dá Bahia que fez uma PPP para tirar as duas linhas de metrô do papel, coisa que o governo de São Paulo não faz por incompetência!
          Agora, eu não sou o cara que g… com o p… dos outros como você fez em seu comentário. Se você quer que o metrô de SP tenha mais expansões e melhor qualidade, não fica reclamando de quem escolheu o governador atual e faça o seu papel de cidadão que vive em uma democracia. Exija os seus direitos!

          • E olha como VOCÊ age, achando que eu menosprezo São Paulo só por escancarar uma verdade inconveniente sobre as graves deficiências da sua gestão Estadual. Esse atitude idiota de ficar tapando o sol com a peneira só por ufanismo e partidarismo barato é o que mais tem ferrado com SP. Dessas pessoas que infestam esse site, tipo o Felix/Jardel vc não dá liçãozinha de moral por que????????????

            E eu reclamo sim de quem elegeu a porcaria do Alckmin, um povo que se julga tão inteligente e superior a outros Estados deveria criar vergonha e eleger alguém que construa mais metrô e o expanda pelo menos na RMSP, não um incompetente que só enrola. Minha parte já estou fazendo escancarando isso onde puder, outros Estados como a Bahia já aprenderam a lição e estão concluindo suas obras.

            Gapre / (em resposta a Renato)
  5. Compreendo que as obras de mobilidade urbana em São paulo tem que ser mais ágeis,mas o que vocês tem que entenderem é que a culpa de toda essa lentidão não é de um Partido ou de um Governo,e sim da burocracia no Brasil para se executar alguma coisa,é ter que lidar com liberações ambientais,desapropriações,indenizações,ações na justiça contra determinadas obras,corrupções que fazem o Ministério Público barrar algumas obras,empresas que não conseguem terminar as obras porque alegam que tomaram prejuízos,então se paralisam as obras,e vai se os governos novamente negociar com as empresas e se não chegarem em um acordo,faz se novamente outra licitação e com isso já se vão no minimo mais uns 2 anos de atrasos,agora São Paulo sempre vai ser esse magnifico e potente motor e centro econômico não só do Brasil,mas também da América Latina,São Paulo tem um Pib de R$2,3 Trilhões e não se pode compara-lo com nenhuma outra região do Brasil, America latina ou alguns Países.

    Edson /
    • Só o que gera de Impostos para o Governo Federal redistribuir para outros Estados do Brasil foram 450 bilhões de Reais no ano de 2015.Ver no Google “Veja se seu Estado é Pagador ou Recebedor do Governo Federal”.

Deixe uma resposta