Foi lançado nesta terça-feira, 13 de dezembro, um pacote de R$ 3 bilhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a fabricação de 10 mil novos veículos.
Segundo o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o chamado Refrota 2017 da respaldo a bancos a acessarem recursos do FGTS para o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), com o objetivo de modernizar cerca de 10% da frota no Brasil.
“O programa não só vai gerar empregos nas montadoras, mas também um incremento de serviços. [Com a iniciativa], o ministério das Cidades faz com que esses recursos possam ficar disponibilizados para a modernização da frota e o aumento da qualidade de vida das pessoas que utilizam esse sistema”, afirmou Bruno Araújo.
O prazo de carência e demais garantias ainda serão discutidas pelo FGTS, o ministério e demais interessados. Os bancos poderão ser escolhidos pelos interessados no financiamento. “A contrapartida mínima permanece em 5% do valor total do investimento”, informou a pasta