Foto: Rafael Neddermeyer
Ciclista

“Vá de Bike” estima que SP pode perder mais da metade das ciclovias

Foto: Rafael Neddermeyer | Fotos Publicas

O autor do site Vá de Bike, William Cruz, concedeu entrevista ao programa CBN São Paulo, da Rádio CBN, nesta manhã de sexta-feira, 7 de Outubro.

O cicloativista afirma que, pelas declarações do prefeito eleito, João Doria, as ciclovias de canteiro central seriam mantidas, mas as que passam em frente a comércios, sobretudo nas periferias, seriam retiradas sobre o pretexto de que prejudicam o comércio.

Um estudo do Departamento de Transportes de Nova York, publicado em 2012 intitulado “Measuring the street: New metrics for the 21st century” mostra que o comércio local da cidade teve aumento no número de vendas após a instalação de ciclovias. Os dados revelaram que o número de vendas das lojas de uma via que recebeu a estrutura foi em torno de 49%.

William ainda fala que a malha cicloviária não está totalmente conectada, e que este a medida era prevista no plano de governo de Doria. “Essas ciclovias vão ter pouca utilização até que sejam ligadas, e não é por isso que você vai retirar, o que você tem que fazer para resolver é interligar uma com as outras” afirma.

Entrevista completa:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus